MOBILE SITE - versão para iPhone - iPad - Blackberry - Android - Smartphones - Tablets

Fabrica de Maquinas BEMFICA Ltda.

Click aqui para acessar na versão normal (desktop - notebook)

HOME - CONTATO

Bemfica

A Fabrica de Maquinas BEMFICA Ltda. nasceu em 1950 como empresa voltada para a produção de arames finos destinados aos produtores de grampos para escritório, cartonagens e industrias gráficas, e, na época, produção de parafusos.
A divisão de arames finos veio a se tornar mais tarde a INDUSTRIAS DE ARAMES PARACAMBI LTDA.
A partir de 1980, a empresa abandonou a produção de parafusos e, com a bagagem de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos em 30 anos de produção, passou a focalizar seus esforços no mercado de produção de máquinas, equipamentos e acessórios para industrias de arame, tornando-se importante neste segmento, com vendas repetidas para grandes, médios e pequenos clientes no mercado nacional e também tendo exportado diversas unidades.
Em diversas oportunidades participou como expositor em Feiras especializadas do setor de arames e máquinas no Brasil e no exterior.

A BEMFICA está instalada em Paracambi (RJ) em amplo imóvel próprio. Lá possui parque fabril com capacidade para usinar e montar os equipamentos mecânicos e as instalações eletro-eletrônicas projetados pelo seu departamento de engenharia, apoiada por um eficiente laboratório para os ensaios necessários. Estes fatores permitem oferecer uma ampla garantia de qualidade e um ágil serviço de suporte aos seus clientes, sendo seus produtos projetados para uso em regime contínuo e severo com baixo índice de manutenção.

A BEMFICA, utilizando uma área construída de cerca de 1.000m2 construídos num terreno com 3.000m2 , hoje focaliza os seguintes nichos de mercado: 1 - Máquinas e acessórios para trefilação e para industrias que produzem artefatos de arame.
2 - Reformas e retrofitting de máquinas para produção de arames e tubos.
3 - Projeto, sob consulta, de máquinas especiais para arames e tubos.
4 - Construção de máquinas para ensaios destrutivos. Toda a tecnologia empregada, é de concepção própria, adaptada às condições operacionais do País, sem deixar de estar atualizada com as atuais tendências comprovadas de mercado.


PRODUTOS

APONTADORES DE ARAME - SÉRIE AP

Os apontadores da série AP são máquinas robustas e precisas, próprias para o trabalho em condições severas e contínuas como acontece, em geral, nas trefilarias e se destinam a preparar a ponta do arame que deve ser enfiado na fieira para começar a puxa-lo e a trefila-lo.
Seu projeto foi realizado objetivando-se um baixo índice de manutenção e uma construção extremamente robusta, capaz de resistir a sobrecargas momentâneas.
Os apontadores de arame são construídos em dois modelos básicos, um motorizado e outro, exclusivamente para arames mais finos, manual.
O modelo motorizado é construído, sob encomenda, em dois tamanhos para arames de aço de até Ø 16mm ou de metal não ferroso até Ø 25mm.
______________________________________________________________________________________________________

BOBINADORES DE CARRETÉIS :: SÉRIE - BC e DESBOBINADORES DE CARRETÉIS :: SÉRIE - DBC
BOBINADORES DE CARRETÉIS  SÉRIE  BC e DESBOBINADORES DE CARRETÉIS  SÉRIE  DBC
Os bobinadores de arame, da série BC, são fabricados em 4 modelos básicos em função da sua capacidade, além de outros modelos especiais, sendo apropriados para o bobinamento de arames, cabos e materiais flexíveis em geral, de seção redonda, retangular ou qualquer outra. Os desbobinadores de arame são produzidos nas versões DBC 500 e DBC 2.000, com características semelhantes aos bobinadores, mas proporcionando um desbobinamento controlado. O modelo BC 20 destina-se, normalmente, ao rebobinamento de arame em carretéis de plástico com até 20kg de arame, ou em rolinhos bobinados sem carretel, como os usados em tipografia, cartonagens, nas pequenas ou médias produções de rolinhos de quilo, etc. Os modelos BC 100 e BC 500 destinam-se, em geral, à produção de arames para remessa aos clientes, em carretéis de madeira ou de chapa com até 150 ou 500 kg de arame respectivamente. O modelo BC 2000, assim como o modelo BC 500, costuma ser usado com carretéis metálicos, para operações subsequentes à trefilação, assim como alimentar linhas de galvanização, de extrusão ou de retrefilação. O BC 2000 pode bobinar carretéis com até 2.000kg de material.
OBSERVAÇÃO - Modelos especiais sob consulta.
______________________________________________________________________________________________________


BOBINADORES ESTÁTICOS (DEAD BLOCKS) - SÉRIE BE

BOBINADORES ESTÁTICOS (DEAD BLOCKS) - SÉRIE BE
Os equipamentos da série BE destinam-se a aumentarem de forma muito acentuada a eficiência da produção de trefiladoras, extrusoras e outras máquinas que produzam fios de forma contínua pois permitem que trabalhem sem necessidade de para-las para retirar os estocadores ou rolos de qualquer tamanho que elas produzem. Desta forma, o rendimento destas máquinas de produção pode aumentar até 40%, dependendo do caso, ficando muito próximo de 100%.
Utilizando os bobinadores estáticos (dead blocks) da série BE com o dispositivo de recolhimento apropriado, é possível retirar dele, sem parar a máquina de produção ( trefiladora, extrusora, etc.) rolos desde 1kg até estocadores com mais de 1.000kg.
______________________________________________________________________________________________________

DECAPADORES MECÂNICOS - SÉRIE DM
DECAPADORES MECÂNICOS SÉRIE DM
Os decapadores mecânicos da série DM, fornecidos em dois tamanhos, são equipamentos eficientes, robustos, projetados para fator de serviço severo e contínuo, e se destinam a remover a carepa do fio máquina, deixando-o preparado para qualquer operação ou tipo de trefilação. A carepa é removida através do dobramento, de amplitude regulável, do fio máquina em dois planos ortogonais e cai em seguida numa caçamba provida de rodas. Após a decapagem mecânica, normalmente o fio máquina passa por uma fieira contida num suporte convencional estático ou num rotativo motorizado. Opcionalmente pode-se agregar um sistema de escovamento suplementar assim como, também, um sistema de lubrificação sob pressão.
Os equipamentos da série DM podem ser aplicados em qualquer tipo ou modelo de trefiladora.
OBSERVAÇÃO - Modelos especiais sob consulta.
______________________________________________________________________________________________________

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS, REFORMAS, RETROFITTING
EQUIPAMENTOS ESPECIAIS, REFORMAS, RETROFITTING
A BEMFICA está apta a efetuar reformas e retrofitting de máquinas usadas, bem como a projetar e produzir, sob consulta, equipamentos especiais para a indústrias do arame, atendendo as especificações do Cliente tanto quanto a prestações mecânicas como a características elétricas, eletrônicas ou de automatização. Em todos os casos, a BEMFICA fornecerá ao Cliente todos os desenhos de peças de consumo, os esquemas de fixação ao piso, elétricos e eletrônicos, pneumáticos e hidráulicos e os planos de rolamentos, de lubrificação, de manutenção.
Quando pertinentes, também serão fornecidos os manuais de instrução e funcionamento bem como as indicações de produtos de processo aconselhados. Alguns resultados desta vasta, e sempre crescente, experiência podem ser visualizados em anexo.
______________________________________________________________________________________________________

LAMINADORES A FRIO - SÉRIE LA



Os laminadores a frio da série LA destinam-se à laminação de arames chatos, meia cana, ovais, triangulares, quadrados, etc ou de fitas metálicas estreitas dentro de rigorosas tolerâncias dimensionais.
São produzidos em dois modelos básicos, o LA 100 com cilindros de Ø 100 mm e LA 280 com cilindros de Ø 280 mm, ambos com 1 ou com 2 cadeiras de laminação e com cilindros de aço ou de metal duro.
Podem ser fornecidos sob a forma de linha completa, com desenrolador da série DA, unidade de laminação da série LA, unidade refiladora e bobinador da série BC.
______________________________________________________________________________________________________

MÁQUINAS PARA ELETRODEPOSIÇÃO - SÉRIE ED
MÁQUINAS PARA ELETRODEPOSIÇÃO - SÉRIE ED
As máquinas da série ED destinam-se aos processos de eletrodeposição metálica, decapagem ou desengraxe em arames, realizados por processos eletrolíticos ou eletroquímicos que usam a via ácida, sem cianetos, de baixa agressividade ao meio ambiente, de raros descartes e de fácil controle. Construídos com materiais de alta resistência à corrosão química e ao desgaste, são projetados para uma longa vida útil em ritmo de trabalho de 3 turnos, têm manutenção reduzida e os produtos químicos necessários à sua operação são facilmente encontrados no mercado.
Estas características lhes conferem uma capacidade de alta produtividade com baixo custo operacional.
As máquinas da série ED são projetadas para trabalhar online, sempre conjugadas com uma outra máquina (uma trefiladora, uma extrusora, um bobinador tipo dead block, etc.) e porisso não possuem motorização própria.
OBSERVAÇÃO – Sob consulta podemos fabricar máquinas de tamanhos e características especiais.
______________________________________________________________________________________________________

MÁQUINAS UNIVERSAIS DE ENSAIO - SÉRIE MT-X-MP
MÁQUINAS UNIVERSAIS DE ENSAIO - SÉRIE MT-X-MP

As máquinas universais de ensaios da série MT – MP são máquinas destinadas a realizar uma grande variedade de ensaios não dinâmicos tais como: tração, compressão, flexão, peeling, esmagamento, etc.
Os ensaios são realizados através de programas e de dispositivos de ensaio específicos, utilizando células de carga e máquinas de alta precisão e rigidez.
As máquinas produzidas normalmente pela Bemfica em vários modelos eletromecânicos têm capacidade de medição que vai desde 1N ( 100gf ) até 300kN ( 30.000kgf).
Máquinas de capacidade maior eletromecânicas ou hidráulicas, podem ser produzidas sob consulta.
______________________________________________________________________________________________________

RETIFICADORAS DE FIEIRAS - MÁQUINAS PARA TRABALHAR FIEIRAS - SÉRIE RET
RETIFICADORAS DE FIEIRAS - MÁQUINAS PARA TRABALHAR FIEIRAS - SÉRIE RET
As retificadoras de fieiras são máquinas para trabalhar fieiras de metal duro, próprias para trabalho em pequenas ou médias trefilarias, são:
MÁQUINAS PARA ABRIR E RETIFICAR FIEIRAS, MOD. RF – Trabalham com movimento de rotação e de percussão das agulhas, girando em sentido contrário ao da fieira e desbastando o metal duro através de abrasivos especiais e de pó de diamante de granulação apropriada. Possuem velocidade regulável de rotação das agulhas e das fieiras e podem, em poucos minutos, restaurar os cones de trabalho das fieiras.
MÁQUINAS PARA RETIFICAR AGULHAS DE FIEIRAS, MOD. RAG – Estas máquinas são auxiliares das máquinas para retificar fieiras e servem para preparar as agulhas de aço usadas pelas máquinas RF e para recuperar as gastas.
CABEÇOTE PARA POLIMENTO DAS FIEIRAS, MOD. POL – O cabeçote modelo POL permite realizar manualmente o polimento e calibração final da fieira, tanto do cone de trabalho como do paralelo, deixando a fieira em condições ótimas de operação.
______________________________________________________________________________________________________

TREFILADORA A SECO DE ARAMES - SÉRIE TS

TREFILADORA A SECO DE ARAMES - SÉRIE TS

As máquinas trefiladoras a seco são apropriadas para a trefilação de arames pelo processo de trefilação a seco, em passes contínuos e sucessivos, sem deslizamento e com acumulação de arame em cada bobina antes deste passar à fieira e bobina seguinte. Isto permite o aproveitamento das fieiras intermediárias até um grau de desgate, superior ao de outros processos, um bom resfriamento do arame antes do passe seguinte e portanto melhor condições de lubrificação em cada passe.
As bobinas e as fieiras são refrigeradas com um eficiente sistema de água sob pressão que, opcionalmente, pode ser resfriada em circuito fechado para economia de água. Opcionalmente podem ser instaladas equipamentos de portafieiras rotativas, mod. FR-M, o que permite aumentar grandemente a vida das fieiras e uma ausência de ovalização do arame.
Cada bobina é consttruida em aço resistente ao desgaste e metalizada na fixa de tração para permitir uma longa vida da bobina. As máquinas podem ser equipadas com sistemas de automatização, através de PLC, de acordo e no nível dos desejos do Cliente.
______________________________________________________________________________________________________

TREFILADORAS DE IMERSÃO - SÉRIE TI


As trefiladoras de imersão da série TI destinam-se à trefilação de arames em banho lubrificante, o que permite obter-se uma superfície com índice de rugosidade baixo e uma quantidade de lubrificante residual na sua superfície muito reduzida.
As máquinas, fabricadas em 3 tamanhos em função dos diâmetros dos arames a serem trefilados.
As máquinas podem ser fornecidas em versões com 9 - 11 ou 13 fieiras, com redução por fieira compatível com o material trefilado ( aço de alto ou baixo carbono, cobre e suas ligas, alumínio, aço inoxidável, etc.). Sob encomenda fabricamos também máquinas de 4 eixos, com até 26 fieiras. OBSERVAÇÃO – Modelos especiais sob consulta.


ACESSÓRIOS

- ANÉIS DESENROLADORES - SÉRIE AD
Os anéis desenroladores de arame da série AD são usados sempre que se precisar desenrolar aos arrancos arame de um carretel, ou seja quando for preciso, de repente puxar rapidamente um pedaço de arame em alta velocidade, estancando ao alcançar o comprimento desejado e permanecendo então parado até o próximo ciclo.
É o caso, por exemplo, da puxada de arame para formar a espiral dos cadernos na qual, em 1 a 2 segundos deve-se puxar um comprimento de até 3m e em seguida parar de repente enquanto a espiral é montada no caderno.
Em casos como este é necessário dispor de um dispositivo que tenha o mínimo de peças em movimento e que estas tenham a menor inércia possível para poderem permitir tanto uma partida rápida e sem esforços sobre o arame, quanto uma parada instantânea para evitar que o arame que já não foi puxado faça afrouxarem as espiras seguintes no carretel pois isto as faria cair no flange inferior deste e tornaria fácil o entrelaçamento das espiras do arame no ciclo seguinte.
Pra isto foram desenvolvidos os anéis da série AD nos quais não há peças em movimento e a inércia é apenas aquela do próprio arame.
______________________________________________________________________________________________________

APLICADOR DE SABÃO - SÉRIE AS
APLICADOR DE SABÃO - SÉRIE AS
Problemas com fieiras que duram pouco ou com arame que sai arranhado? Então use o aplicador de sabão de trefilação mod. AS que aplica uma camada maior de sabão no arame a ser trefilado e resolve, em 90% dos casos , os problemas de vida curta de fieiras ou de lubrificação insuficiente. Trata-se de um acessório de baixo custo, extremamente versátil e resistente que é aplicado diretamente na entrada da trefiladora em qualquer caixa porta sabão que tenha pelo menos 100mm de largura por 150mm de comprimento.
Produzido um duas versões: uma para arames de 6,4mm a 2mm e outra para arames de 3mm a 1,2mm.
______________________________________________________________________________________________________

DESENROLADORES DE ARAME - SÉRIE DA
DESENROLADORES DE ARAME - SÉRIE DA
Quando o arame pode ser desenrolado de forma contínua e em velocidade constante ou lentamente variável, os dispositivos indicados para faze-lo, seja a partir de carreteis como a partir de rolos em estocadores, são os desenroladores de arame da série DA.
O desenrolamento feito a partir de carreteis pode alcançar, normalmente, altas velocidades, bem superiores àquelas que podem ser obtidas a partir de rolos, nos quais facilmente pode acontecer a tentativa de saírem duas ou mais espiras ao mesmo tempo pelas próprias características do bobinamento anterior.
No caso de desbobinamento aos arrancos, ou seja com movimento de rápida aceleração a partir de parado e posterior parada repentina, os equipamentos indicados são os baseados em anéis desenroladores da série AD que têm baixíssima inércia evitando, assim, a frequente queda de espiras nos carreteis.
______________________________________________________________________________________________________

ENDIREITADORES DE ROLETES - SÉRIE EA - EC
ENDIREITADORES DE ROLETES - SÉRIE EA - EC
Os endireitadores de roletes das séries EA e EC são dispositivos precisos, robustos e versáteis que permitem o endireitamento em condições e de formatos de seção que os endireitadores rotativos não suportam.
Os endireitadores de roletes podem endireitar não apenas materiais de seção circular, mas também de seção quadrada, retangular, oval, meia cana, ferro de construção nervurado ( CA 60).
Quanto ao produto, eles podem ser usados para arames, tubos e um sem número de artigos classificados como longos.
Os endireitadores são construídos, normalmente, com endireitamento em um ou em dois planos, mas sob encomenda podem ter até três ou mais planos de endireitamento.
Quanto à regulagem, podem oferecer regulagem em todos os roletes ( geralmente usados nos cabos ) ou apenas na carreira de número ímpar de roletes ( caso geral ).
Quanto aos tamanhos, a linha de fabricação normal abarca a faixa de diâmetros de arames desde Ø 0,20 mm até Ø 8,0 mm ou equivalente no caso de seções não circulares, mas, sob encomenda, podemos fornece-los em tamanhos muito maiores.
Quanto ao número de roletes, são usualmente fornecidos com 5 a 9 roletes, mas podem se-lo com de 3 a 17 roletes.
______________________________________________________________________________________________________

ENDIREITADORES MOTORIZADOS - SÉRIE EA - M
ENDIREITADORES MOTORIZADOS - SÉRIE EA - M
Os endireitadores de arame motorizados da série EAM são dispositivos versáteis e robustos que combinam o endireitamento dos endireitadores de roletes da série EA com uma ou mais unidades de tração para proporcionar uma alimentação de material ( arame redondo ou com outra seção qualquer, fita metálica ou tubo ) constante e precisa, podendo serem conjugados com prensas, unidades de corte manuais ou automáticas, etc.
Os dispositivos podem ser fornecidos isoladamente ou, sob consulta, conjugados com algum outro dispositivo.
______________________________________________________________________________________________________


DESBOBINADORES DE FIO MÁQUINA - SÉRIE PO

Os desbobinadores de fio máquina (Payoffs) são dispositivos destinados alojar e desbobinar de modo controlado bobinas de fio máquina a fim de alimentar a máquina que os segue, em geral trefiladoras de arame.
Estes dispositivos podem ser com eixo(canhão) horizonatal ou vertical, simples ou duplos e ainda podem ser fixos ou giratórios. Os giratórios ainda podem ser de movimento manual ou motorizado.
______________________________________________________________________________________________________

PORTAFIEIRAS ROTATIVOS - SÉRIE FR
PORTAFIEIRAS ROTATIVOS - SÉRIE FR
A rotação uniforme e controlada ad fieira se traduz numa vida mais longa para esta, bem como numa melhor lubrificação do arame que está sendo trefilado e numa maior garantia que o arame permanecerá circular durante a trefilação.
Os porta fieiras da série FR podem ser usados, conforme o modelo, tanto em trefiladoras a seco como em trefiladoras em banho.
Sob consulta podem ser fornecidos também portafieiras rotativos sem motorização externa, mod. FR, bem como portafieiras estáticos, mod. FE.
______________________________________________________________________________________________________

PULMÕES ACUMULADORES - SÉRIE PLM
PULMÕES ACUMULADORES - SÉRIE PLM
Os pulmões acumuladores de arame são dispositivos muito versáteis que podem ser usados tanto para acumular arame ou fitas entre dois equipamentos e permitir que se realize alguma operação no material ( solda, medição, etc.)sem parar a produção, como para sincronizar automaticamente a velocidade dos dois equipamentos ( por exemplo, um bobinador de carretéis com uma trefiladora) ou para regular a tensão de bobinamento constante do arame ou de uma fita.
______________________________________________________________________________________________________

PUXADORES DE ARAME - SÉRIE REX

Os alicates autotravantes para puxar arame a fim de poder enfiar facilmente uma trefiladora, popularmente conhecidos como “cachorros”, são usados para arames desde Ø 1,0 mm até Ø 16mm.
Eles podem ser fornecidos isoladamente, providos de cabo de aço ou corrente para engate na bobina (mod. REX), ou montados numa estrutura autônoma a ser fixada ao piso ou a ser presa na trefiladora (mod. PA REX).



Fábrica de Máquinas Bemfica Ltda. - Estrada RJ 127 km 9,5 ( Lages ) - Paracambi - Tel. (21) 2683-9950 / (21) 2683-9999